TCA CROSS para cicatrizes de acne
O tratamento de cicatrizes de acne é um processo que deve ser planejado levando-se em conta os tipos de cicatriz presentes na pele de cada paciente. Em algumas situações, o uso de apenas uma técnica pode ser capaz de corrigir a maioria das imperfeições e proporcionar a total satisfação do paciente. Porém, na maioria das situações, várias técnicas devem ser reunidas e um plano de tratamento com duração de vários meses deve ser traçado. O TCA CROSS, uma das modalidades de tratamento, é utilizado para o tratamento de poros muito dilatados e cicatrizes puntiformes profundas, as chamadas ice-picks. Também pode ser utiizado em outras cicatrizes como as lineares e tipo boxcar de pequeno diâmetro, que apresentam bordas verticais. O TCA CROSS pode ser utilizado em todos os tipos de pele e cerca de 2 a 4 tratamentos com intervalo de 6 a 8 semanas são necessários para bons resultados. Nestes tipos de cicatrizes, o TCA CROSS se mostra superior inclusive a tratamentos muito avançados como os lasers fracionados. As sessões de tratamento são rápidas, seguras e com mínimo desconforto.
Curiosidades sobre o TCA CROSS
01
TCA CROSS é a sigla em inglês para TriChloroacetic Acid Chemical Reconstitution Of Skin Scars (Reconstituição de Cicatrizes de Acne com Ácido Tricloroacético).
02
Esta técnica foi desenvolvida há vários anos por um dermatologista coreano e permanece como o padrão ouro (melhor opção) para o tratamento de cicatrizes de acne do tipo puntiforme (ice-picks).
03
Também pode ser utilizada com sucesso em poros dilatados mais superficiais e cicatrizes atróficas com bordas verticais (boxcar) de menor diâmetro.
04
Trata apenas as cicatrizes individualmente e não a pele adjacente.
05
A concentraçào do ácido utilizado pode variar de acordo com a profundidade e tipo de pele. Chega-se a utilizar o ácido em concentrações de até 100%.
06
A recuperação pós tratamento leva de 5 a 7 dias em média e as lesões tratadas costumam permenecer vermelhas por várias semanas.
07
Nos primeiros 5 dias, costumamos utilizar um creme anti-inflamatório/antibiótico 4 vezes ao dia, o que acelera a recuperação.
08
Esta técnica pode ser combinada com preenchimento das cicatrizes e lasers na mesma sessão.
09
Apenas médicos dermatologistas treinados e acostumados com esta técnica devem realizá-la.
Perguntas Frequentes
Qual a base científica para o uso do TCA CROSS?
- O Ácido Tricloroacético é aplicado somente dentro das cicatrizes e nunca na pele adjascente. Isso provoca uma queimadura química no interior de cada cicatriz que ao recuperar-se produz novas fibras de colágeno, preenchendo naturalmente a cicatriz antiga. Esta nova produção de colágeno leva até 4 semanas para se estabelecer e dura até 4 meses. Por tal motivo, os melhores resultados são obtidos quando se propõe um intervalo de 6 a 8 semanas entre as sessões de tratamento.
- Do ponto de vista prático, pense no TCA CROSS como um tratamento que consegue elevar as cicatrizes profundas até o mesmo nível da pele adjacente. Após atingir-se este objetibo, a aplicação de um laser (CO2 fracionado) ou da Radiofrequência Fracionado Microagulhada (Agnis®) consegue melhorar os aspecto final, homogenizado a superfície da pele e removendo as cicatrizes residuais.
Como o tratamento é realizado?
O tratamento é doloroso?
O Tratamento exige algum tipo de anestesia?
Qual a diferença de entre o TCA CROSS e os peelings de Ácido Tricloroacético?
Quais os tipos de cicatrizes adequadas para o tratamento com TCA CROSS?
Quais tipo de pele podem ser submetidos ao TCA CROSS?
Quanto tempo demora cada sessão de tratamento?
Quantas sessões são necessárias?
Qual o tempo que terei de me afastar das atividades?
Qual a expectativa de melhora?
Quais são os efeitos colaterais do TCA CROSS?
Que outros tratamento podem ser associados na melhora das cicatrizes de acne?
Qual o custo de um tratamento com TCA CROSS?